quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

desemprego

Tema: desemprego

Por Raquel Maia

Se eu fosse presidente, uma das minhas metas seria acabar com o desemprego, já que esse é um dos maiores problemas do país - e, afinal, todo mundo precisa de dinheiro para viver em sociedade.

Educação

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Antes de falar da falta de vagas no mercado de trabalho, é preciso conversar sobre educação. Alguém já ouviu dizer que, em alguns lugares onde não há profissionais qualificados para alguma determinada área, sobram vagas para alguns tipos de emprego? Isso é mais frequente do que se imagina. E a consequência desse despreparo não é apenas o desemprego.

A má realização dos serviços para os quais não existem pessoas qualificadas pode comprometer outros setores. Por exemplo: um trabalhador mal preparado para o mercado pode representar grande risco para quem necessita de seu trabalho. Imagine um engenheiro que não saiba projetar direito uma casa.

Se alguma coisa sair errado, o prejuízo de quem contratou o profissional será grande. Então, para mim, como presidente, seria fundamental formar novos profissionais, em todas as áreas, que fossem bem preparados, para exercerem direito suas funções. Para isso, eu melhoraria a qualidade de toda a educação, a começar pelos cursos profissionalizantes, técnicos e faculdades. Eu também aumentaria a exigência nas instituições de ensino, e incentivaria o estudo de quem não tem uma boa qualificação.

No trabalho

As empresas também poderiam dar cursos para melhorar o nível de seus empregados, no horário de trabalho, mesmo. Para a falta de vagas, a minha solução seria facilitar o processo de contratação, fazer campanhas para que as empresas empregassem mais, e dar incentivos, como a redução nos impostos. Além disso, eu daria mais força aos programas do governo para a busca de empregos, especialmente o do Projeto Primeiro Emprego. Uma vez no mercado de trabalho, é mais fácil continuar nele".

E aí? Você votaria nela?

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Sim

"Eu concordo com absolutamente tudo o que a 'candidata' propôs. Especialmente, com a parte em que ela fala de desenvolver a educação, para termos profissionais qualificados e, assim, melhorar a questão do emprego no nosso país. Por essa razão, eu votaria nela, caso se candidatasse à presidência do Brasil." Marina Roman Faria, 14 anos

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Em dúvida

"Eu concordo com a maior parte do discurso da Verônica para 'candidata à presidência do Brasil', mas acho que uma outra solução eficiente para aumentar a contratação de empregados seria diminuir o custo de alguns benefícios trabalhistas. Assim, as empresas poderiam abrir um número maior de vagas." Bruna di Perna Vitali, 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário